quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Olhai os Lírios do campo

É importante conhecermos um pouco mais da nossa mente, para que assim possamos treinar nossa psique, filtrar emoções e pensamentos. Vejamos. Imagine uma caixa cheia de compartimentos, em que existem portas e janelas. Imaginou ? Digamos que essa é nossa mente. Cada área abriga um grupo de estímulos, pensamentos, frustrações e reações diferentes. Partindo do pressuposto que nosso cérebro é extremamente complexo, me refiro a ele em relação ao mundo dos pensamentos de forma abstrata. Não tenho conhecimento para abranger maiores explicações. Pois bem, cada informação que guardamos na nossa psique influenciará muitos de nossos comportamentos e algumas podem nos acompanhar até o fim de nossas vidas. As coisas que mais marcam a nossa existência são as mais expressivas, são as que moldam grande parte do que somos. Todas as experiências que passamos desde a infância e que são guardadas no nosso consciente e inconsciente definirão a nossa personalidade. Agora, porque é importante sabermos disso? Perceba, se desde a nossa infância acumulamos em nossa mente sentimentos e experiências dolorosas e as deixamos controlar o nosso “eu”, consequentemente não nos permitiremos aproveitar as coisas mais felizes e valiosas, e veremos a vida com uma perspectiva pessimista. Desenvolveremos uma falta de vigor diante das situações. Poderemos ter grandes possibilidades de desenvolver psicopatologias e acabar nos perdendo em meio a nossa própria essência. Então chamo a atenção para a necessidade que temos de filtrar nossos estímulos. Claro que algumas coisas ruins sempre acabam trazendo algumas frustrações. Mas, como cita Augusto Cury em seu livro “Os Códigos da Inteligência” se conseguirmos filtrar nossos estímulos estressantes e darmos lugar aos estímulos que trazem o otimismo, viveremos mais e melhor. O que mais me surpreende é como Jesus soube cultivar sua mente e proteger sua emoção em todas as situações. Jesus cultivou a confiança, o perdão, e deu valor às coisas mais simples. Sofreu, chorou, mas não permitiu que nada o tirasse da Sua essência, nem apagasse Seu amor e Sua bondade. O segredo da Psicologia, assim como de todas as coisas, se expressa em Jesus. Filtrar os estímulos estressantes só é possível quando temos fé diante das coisas, quando temos confiança e a alegria de ter um Deus maravilhoso, independente de todas as nossas experiências. Descansar em Deus é a melhor maneira de termos uma mente saudável. Perceba agora a beleza do convite de Jesus "vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve
Temos na Bíblia também outro conselho de Jesus: “Olhai os lírios do campo”. Nessa frase Jesus chama a nossa atenção para o excesso de ansiedade que brota da nossa forma negativista de ver a vida. Jesus nos convida a confiar para mantermos nossa mente em paz, para termos alegria de viver, sem neuroses e sem preocupações doentias. Então, quando estivermos em conflitos... olhemos os lírios do campo.

7 comentários:

  1. Filtra eu Jesus!!!! rsrsrs
    o caso é confiar msmo. brigao pela aula de psicologia, como se não me bastasse o texto que li hj da UESC ¬¬'
    bom texto flah!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Flávia, você poderia fazer Psicologia também menina! rsrsrs Você Usa termos de uma forma correta e os contextualiza biblicamente. Flah, desejo que a cada dia sua mente e seu coração apronfunde nesse lindo conhecer!
    Deus abençoe!
    Ah! Passa no Meu Blog e comente ok!

    http://oindizivell.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Améem Flah. Lindo o Texto.
    Quero sim ser como os lirios do campo. Simples, aprendendo com o Senhor.
    :D Que Deus te abençoe amiga. beijo

    ResponderExcluir
  5. flah mais uma cez brocando nos textos! rsrsrs
    gostei muito do seu texto
    q Deus continue te abençoando bjs!

    ResponderExcluir
  6. ô, que verdade linda. :)
    E de onde vem todo esse conhecimento? Psicologia? rs

    Beijos, flah. :*
    fica na paz.

    ResponderExcluir
  7. eita pessoa abencoada, continue assim veih...que Deus t abencoe a kd dia, mt bom o texto viu...=) bj

    ResponderExcluir