quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Treinando a Fé

Quando estamos com algum problema em algo nosso, por exemplo, vamos supor que o computador tenha pegado vírus. Procuramos a quem pode e sabe resolver tal problema. Entregamos em suas mãos com a consciência que só podemos pegar de volta quando o problema estiver resolvido. Confiamos em deixar aquele computador sendo consertado pelas mãos do profissional e geralmente esquecemos dele, já que sabemos que nada podemos fazer e que o profissional resolverá a situação. Então entregamos junto com o computador, a preocupação. Se em algum momento eu duvidar que realmente o problema do computador será resolvido e em um instante de insegurança pegar o computador de volta, o profissional não poderá mais fazer nada pra consertá-lo. Eu simplesmente mostrei que não confiei o suficiente na competência de quem poderia resolver. Então começo a tentar consertar com minhas próprias mãos, mas eu não sou capacitada pra fazer isso, isso está acima da minha limitada condição, mas eu decidi e persistir em continuar fazendo o conserto sozinha. E culminou em um desastre total. Acabei piorando tudo. Isso não lhe parece comum ? Fazemos isso tantas vezes em nossas vida. Quando queremos “consertar” nossa vida da nossa forma, é sinal que não confiamos na fidelidade de Deus para conosco. As vezes somo hipócritas afirmando que entregamos um problema ou uma situação a Deus, e alguns instantes depois nos vem a preocupação rondando nossa mente, nos vem aquela vontade de tentar interferir, “forçar a barra”. E quando essa vontade se transforma em ação, nesse exato momento estamos mudando o curso que Deus daria à situação. Pegamos o problema de volta para nós, tiramos das mãos de Deus e com isso estamos dizendo : Deus, eu não confio no Seu agir. Temos que ter o perfeito entendimento que muitas coisas na vida nós temos que agir. Claro, Deus nos põe em situações e nos oferece escolhas. Nós temos o livre arbítrio. Mas podemos escolher abrir nosso coração para a voz Dele e aí sim, fazer a nossa parte dando todos os outros passos. Mas quando vem a tempestade, nossa fé é tão pequena, olhamos para todas as circunstâncias. Esquecemos de continuar caminhando para o alvo e confiar em Deus. Lembre-se: Jesus não deixará o mar te submergir.

Fiz esse texto não só porque acho que as pessoas fazem isso. O escrevi porque eu também passo por isso. Essas palavras são para mim. Sou humana, e sei que como todos, tenho minhas limitações. Aceito como é difícil não nos preocuparmos com as coisas do nosso viver. Nos parece natural. Mas creio que se começarmos a exercitar essa fé, teremos um grande amadurecimento espiritual. Começaremos exercitando nas coisas mais simples. Por exemplo, quando estamos em um ponto de ônibus e estamos atrasados, nos preocupamos para que o nosso ônibus passe logo. Pronto, poderíamos treinar a partir daí. Nosso pensamento poderia ser : Não vou me preocupar porque Deus sabe de todas as coisas e providencia todas as coisas. E assim aprenderemos a ir treinando essa confiança em todas as situações, das mais simples, até às mais difíceis. Tenho certeza que não é fácil, nem pra mim e nem pra ninguém. Mas Deus SEMPRE estará conosco

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças; E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Fp 4: 6 e 7)

4 comentários:

  1. linda mensagem flah eh isso que as pessoas parem de adorar os seus problemas e passem a adorar a Deus, dando graças em todos os momentos bjs fahh que Deus continue te usando e + uma vez um blog lindo o seu

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO
    Me abençoou Fah
    COntinue assim ,sendo usada por Deus.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Améem Flaazinhaa!
    Que agente possa esta aprendendo muito com o nosso Senhor Jesus. Ele sim podi nos ensinar a erra menos, ou a acertar de vez enqando. rs
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Flávia, você está se aproximando de uma escrita Lucadiana!! Palavras simples e tocantes!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir