domingo, 25 de julho de 2010

Quando a alma transborda a sinceridade ...

"Quero cantar o que vivo, quero viver o que canto"

Esse trecho dessa música fala por mim. A música é arte, e como toda obra de arte expressamos nela sentimentos, conceitos, valores. Uma obra de arte sem essencia não transmite mensagem. Posso explicar melhor essa afirmação! Imagine que os grandes pintores, compositores, escultores, enfim grandes artistas, chegassem a ficar cansados e desanimados em relação às suas artes e não mais trasmitissem nelas sua subjetividade. Imagine um artista que de repente não consiga mais sentir a sinceridade de seus sentimentos refletida e trasmitida em sua arte, e que esteja trabalhando incansavelmente naquilo por hábito. Inevitavelmente esse trabalho virá carregado de um grande vazio, e dificilmente provocará uma reação profunda em outras pessoas, a não ser que por algum motivo aquela arte produzida espontaneamente e sem sinceridade represente algo para aquela pessoa que viu e se identificou com a representação daquele trabalho, mesmo que para o artista ela não signifique algo e seja fruto de um trabalho mecânico.
Sim, mas o que podemos aprender disso ?
Quando fazemos algo para Deus é necessário que esse algo venha acompanhado com a sinceridade de nosso coração e que represente de alguma forma o amor que devotamos a esse Deus. Não adianta fazer um trabalho maravilhoso por simples hábito mas que não tenha consigo a essencia da adoração. Quando, por exemplo, alguem compõe ou canta um louvor a Deus, o que vai dizer se realimente é um louvor é se aquilo reflete os sentimentos e pensamentos daquela pessoa, se aquilo é verdade na vida da pessoa. Caso contrário, não passará de uma música vazia. Então, mas como eu disse em relação à arte, essa mesma música cantada de forma vazia, dificilmente provocará uma reação profunda em outrem, a não ser se alguem se identificar com aquelas palavras, se aquelas palavras refletirem uma verdade para quem ouve, isso ocorre porque Deus é misericordioso, e mesmo não merecendo Ele ainda nos usa como instrumento. O fato é que Deus se faz presente na sinceridade do nosso louvor e que isso é um instrumento poderoso que pode tocar o coração de quem nem acredita naquelas palavras, porque são mais do que palavras, são cheias de essência, cheias do poder de Deus. O louvor verdadeiro pode transformar vidas e você pode ser um instrumento para isso. O louvor aqui foi um exemplo, todo e qualquer trabalho feito para a glória de Deus que transmitir a nossa sinceridade pode ter o poder de transformar vidas. Esse é o ministério que Deus se agrada.
Pergunte a você mesmo qual tem sido sua motivação. Será que seu trabalho tem alcançado mesmo vidas ? ou será que só alcança àqueles que já acreditam na verdade ? será que seu ministério tem refletido a sinceridade do seu amor a Deus ? Não vale a pena trabalhar sem motivação. Deus não precisa desse tipo de trabalho, mas o seu trabalho, ele precisa de Deus para ser completo e frutífero.

Que Deus nos abençoe e sonde o nosso coração em todo o tempo.

Um comentário:

  1. Tenho pensado nisso nos ultimos dias. A horas atrás estava pensando justamente no exemplo do compositor. Como escrever e n viver aquilo?
    Glória a Deus pelos dons que nos deu. Agora é pedir sabedoria pra usar, sem perder o foco: ELE!
    bJOSSS Florr :D

    ResponderExcluir